top of page

5 etapas

Pedagogia do Compromisso
CONTE-NOS SUA HISTÓRIA:
Criar 
Vínculo

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

A criação de vínculos entre orientador socioeducativo e participantes de oficinas de futebol é condição para o trabalho dentro da pedagogia do compromisso. E o vínculo parte de uma relação de confiança, mas também de empatia. Ela se baseia em um retraimento de sensações, emoções e comportamentos negativos relativos aos acolhidos e conviventes. Estas sensações, emoções e comportamentos negativos devem ser substituídos pelo seu inverso, pela positividade proporcionada pelo sentimento de destino compartilhado próprio das equipes. O treino para participação em pequenos campeonatos e disputas é o momento no qual o educador passa a fazer parte da equipe na condição de “técnico”. Isto não significa transformar uma oficina dirigida à população de rua em escolinha de futebol, ou em exigências de alto rendimento, mas na formação de um time. 

Perguntar

Em nosso trabalho, geralmente o pós-jogo consiste da devolução dos uniformes e troca de roupa, saída para a rua e entrada na Kombi com música de temática próxima à realidade fora das quadras, em alto volume[1]. Em seguida, uma parada para o professor[2] comprar refrigerantes e biscoitos; às vezes são fornecidos pela Tenda[3], mas é raro. O professor retorna ao transporte até nova parada nas proximidades do destino. Todos descem, sentam, em sua maioria no chão, e se inicia a distribuição dos copos, garrafas e sacos com biscoitos. Caso alguém deixe copos pelo chão, geralmente os participantes sob maior efeito de álcool, (o professor reconhece nunca ter tido problema com uso de crack, só com excesso de álcool) será chamado à atenção, muitas vezes sem sucesso. E finalmente, enquanto todos relaxam sentados e consumindo refrigerantes e bolachas, o professor poderá fazer sua pergunta dedicada a iniciar ou dar continuidade ao atendimento de demandas: “Alguém precisa de alguma coisa?”.

 

 

 

[1] Geralmente, grupos de rap.

 

[2] No treino, este é o termo utilizado pelos educandos para se referirem ao educador e preferimos deixar assim aqui, para demonstrar a grande plasticidade de termos possíveis de surgirem nas interações dentro e fora de quadra.

 

[3] Tendas são os espaços de convivência e atendem “a função de “porta de entrada” que possibilite ás necessidades básicas da pessoa em situação de rua e vulnerabilidade social, necessidades como higiene pessoal, oferecendo banhos, cortes de cabelo, lavagem de roupas, atendimento com Assistentes Sociais, Psicólogos, e encaminhamentos ás diversas demandas que ali chegam no território. É um aparelho da rede sócio assistencial que permite ao individuo a oportunidade de reestabelecer seus vínculos antes fragilizados ou rompidos ...Desta forma, o Orientador Sócio educativo presente em todas essas dinâmicas, faz dessa relação, instituição-população, uma relação pautada pela horizontalidade, pelo vinculo, que rompe com o distanciamento conservador, moralista e excludente, potencializando a relação de aproximação, de igualdade, de força de vontade, e mais ainda da perspectiva de saída, do processo de institucionalização, saída reintegrativa, emancipada e autônoma”. Disponível em: http://complexoprates.blogspot.com.br/p/centro-de-convivencia-especial.html

Oferecer

Atrelado e condicionante do ato de perguntar está a capacidade de oferecer. Só pergunta com responsabilidade aquele habilitado a oferecer as soluções demandadas, estas soluções serão encontradas através de serviços aos quais se está interligado em rede. Para oferecer serviços é fundamental conhecê-los, e isto significa para o oficineiro/educador/professor/agente socioeducativo a necessidade do compromisso em conhecer profundamente a rede sócio assistencial presente no território. Deve saber o local, os horários e o modo de funcionamento destes serviços e estabelecer, na medida do possível e de modo permanente e cumulativo, uma rede de contatos nestes serviços capazes de facilitar ao máximo a resolução de casos de maior ou menor complexidade. 

Responder
Prontamente

A pronta resposta às demandas levantadas no pós-jogo, naquele momento de descontração tão esperado pelos participantes das oficinas de futebol, com refrigerantes, bolachas e às vezes outro alimento fornecido pelo equipamento público, como uma fruta. Esta resposta, às vezes de início imediato pode dar-se na retirada de documentos, pois como vimos, muitas vezes em nossa experiência, o processo se inicia na decisão do participante em retirar seus documentos. A resposta é imediata. De posse de um telefone celular com câmera, o professor procura a primeira parede branca e tira a foto necessária à confecção da carteira. Caso isso fosse feito na Tenda, com seu serviço de foto em um calendário fixo, todas as segundas-feiras pela manhã, isto demoraria dias, até se conseguir foto e revelação. A resposta imediata se mostra fundamental. E tudo é providenciado pelo professor e por ele executado fora do horário das oficinas. Esta atitude pode estar ligada ao fato dele ter vivido as mesmas dificuldades dos seus educandos hoje. 

Acompanhar

Há uma progressão possível nos treinos de futebol, mas de modo algum necessária. Eles podem evoluir de recreativos para preparatórios de pequenos campeonatos, ou partidas de exibição. Isto não significa de modo algum, se dar menos importância aos treinos recreativos, pelo contrário eles são os mais importantes. Neles se inicia e mantém o vínculo com a maior parcela dos participantes das oficinas de futebol.

Para compreendermos a extensão das consequências deste envolvimento no jogo se faz necessário considerar um importante conceito para entendermos as flutuações no consumo de drogas; o conceito de estrutura de vida.. Ela se refere a padrões regulares de atividades laborais, recreativos, domésticos e criminais que moldam e constrangem o dia a dia de usuários. São estas atividades regulares (tanto convencionais quanto as relacionadas ao uso de drogas) que estruturam os padrões diários como determinantes chave da estrutura de vida. E devemos incluir também os relacionamentos pessoais, compromissos, obrigações, responsabilidades, metas expectativas, etc. Relacionamentos que são exigentes e simultaneamente tem valor social (afetos) ou econômico (salários) são determinantes igualmente importantes para a estrutura de vida. Contatos regulares com usuários controlados e não usuários são, também de considerável importância, assim como a participação nas estruturas e atividades não motivadas (primariamente) por incentivos relacionados a drogas, como é o caso das oficinas de futebol. 

P

P. C. 

bottom of page